quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

ESFORÇO/PAUSA

Olá povo, vamos a mais uma aula \o

Começamos com a teoria e logo em seguida partimos para a aula prática. O conteúdo que foi dado foi a relação do esforço/pausa, que existem em todas as modalidades de luta. Na pratica a professora montou um circuito, onde teve essa funcionalidades. Era dividida em três estações, doze alunos separados em 6 duplas, onde a primeira parte era realizada uma atividade de força e a segunda parte se consistia em uma parte no "descanso".


Parte de número UM-  A atividade de força era a mesma em todas as estações e se caracterizava no golpe ippon seoi nague. Um aluno apenas da dupla aplicará o golpe, onde o outro iria apenas auxiliar. Para tornar o circuito mais tranquilo a professora permitiu não usar o golpe por completo sem derrubar o colega no solo , pois o peso da atividade seria grande.

Fase esforço

Nessa etapa os alunos deveriam fazer o maior número de ippon seoi nague que conseguissem em 15 segundos.


Segunda parte: Cada estação deveria realizar uma atividade durante a fase da pausa, que era num período de 30 segundos.


Estação Número 1- Nessa estação deveríamos fazer a movimentação, que tem o nome de shintai.



Estação  Número 2- Nessa estação o aluno que aplicou o golpe deveria fazer uma série de flexões de braço, tendo que colocar uma das mão em cima da medicine ball, alternando sempre a mão de apoio na mesma. 




Estação Número 3- Durante a pausa, o aluno que realizou o golpe, deveria fazer o exercício "passada" segurando um bastão, para permanecer com as costas retas.



Após 30 Segundos, os alunos retornavam a aplicação do golpe, por mais 15 segundos e assim ia sucessivamente.

Os testes de esforço/pausa são realizados com periodo de esforço de 15 segundos e a pausa de 30 segundos, com um tempo de 5 a 6 minutos, que são os tempos de uma luta normal ou um possivel golden score.
Em nosso circuito nossos colegas fizeram apenas 3 minutos e meio, com o tempo de esforço de 15 segundos e a pausa de 30 segundos.

Após tudo isso, os alunos tiveram um intervalo de 3 minutos, pois as atividades eram de caráter aeróbio e precisava de um tempo maior para a recuperação. Houve a continuação do circuito com os mesmos 15 segundos de esforço e a mesma pausa de 30 segundos, porem o tempo diminuiu para 1 minuto e meio.


FIM Galera. Até A Proxia Abraço A Todos VIVA NÓIS \o





Venho aqui Agradecer As Meninas Do Blog "Meninas De Ouro CWB" Por Deixarem Furtar Algumas Imagens Para Postarmos Aqui, Pois Estavamos Sem Fotos E Conseguimos Pegar No Blog Delas, MUITO OBRIGADO \o






Judo Fitness Test-SJFT

Olá galerê, hoje iremos falar sobre o "Judo Fitness Test-SJFT", que é um teste utilizado pelos atletas do judo, onde o meio é testar a capacidade anaeróbica e também a aeróbica. O teste se consiste com a utilização do ippon seoi nague. O teste possui três periodos 15s (A), 30s(B), 30s(C), com intervalos de 10 segundos. Durante cada um dos periodos o atleta que está fazendo deve arremessar dois colegas ( com a distancia de 6m um do outro) o maior número de vezes possivel, utilizando a técnica. A potência aeróbia seria o máximo que o atleta consegue chegar em um curto espaço de tempo, e a anaeróbia o máximo de arremessos que o atleta consegue fazer. Imediatamente e após 1min do final do teste, é verificada a frequência cardíaca do atleta. Ao fim do teste é realizada a soma dos arremessos que são calculados junto a uma equação:


Quanto maior o valor do teste, menor é o valor do índice. Ainda com o resultado dessa fórmula apresentada e com as marcas da frequência cardíaca, é possível fazer a classificação de desempenho, como excelente, bom, regular, fraco e muito fraco, para as variáveis total de arremessos, frequência cardíaca apos,frequência cardíaca 1 minuto apos e o valor do índice.

Pra ter uma ideia de como funciona o teste


Foram feitos testes com os nossos colegas, onde a professora fez algumas adaptações, que foram diminuir os espaços entre um e outro colega, e também utilizamos a técnica ippon seoi nague tirando apenas a perna do nosso colega do chão, sem precisar derruba-lo.


FIM GALERA, ATÉ A PROXIMA \o

08/11 Resumão/Aquecimento E Projeções

Olá manolada, estamos aqui de novo para mais uma aula AEEEEEE, VIVA haha, vamos ao que interessa \o

Nessa aula a professora fez um GRANDE resumo do que tínhamos aprendido até este lindo momento, e colocou algumas atividades que ainda seriam aprendidas.


  1. Elementos de queda (Onde tem o nome de Kemis);
  • Costas (Chamado De Ushiro UK);
  • Frontal (Chamado De Mae UK);
  • Antebraço ( Chamado De Zenpõ);
  • Lateral (Yoko UK); 
- KUMI KATA (Pegada);
- SHINTAI (Deslocamento);


              -Projeções:
  1. Verticais:
-Com as mãos:
  •  Ippon Seoi Nage (Bananinha);
  •  Koshigurama (Abração);
  • Sovacão;
- Quadril:
  • Ogoshi (Chazão);
- Pés:
  • De Ashi Bacai (Vassourinha);
  • Ossotogari (Rodão);
  • Oushigari (Rodão Por Dentro);
-Horizontais:
  • Lateral;
  • Frontal;
- Imobilizações: 
  • Honke Zaga Tami (Abração);
  • Tato Shiro Galome (De Lado);
  • Yoko Shiro Gatame (Garagem);
Esse foi o resumão do que já tinhamos aprendido em sala. Agora vamos começar a aula prática, onde começamos com um aquecimento que se consistia em uma corrida, onde a professora gritava um nome aleatório e os de mais alunos deviam tentar derruba-lo com um golpe de judo (qualquer golpe que já tínhamos aprendido até ali).
Obs: O aluno que seria derrubado tinha a opção de se jogar no chão caso não quisesse ser derrubado, por medo de se machucar,

Em seguida fizemos o trabalho com projeções em duplas, onde começamos com o "cai-cai", onde só faziamos o movimento de queda com o auxilio do quadril. Nesse movimento deviam ficar um aluno de frente para o outro, onde deviam realizavam a pegada com uma mão na manga do kimono e outra na gola, onde em seguida era realizada uma "puxada", e de costas para o colega faziamos uma projeção com o quadril jogando nosso colega no chão. Em seguida, começamos a executar a queda, agora utilizando o auxilio da perna, como se fossemos passar um belo de um rodão onde nosso companheiro deveria dar um ajudinha levantando sua perna na hora do mesmo.

OSOTOGARI (Popular Rodão)

Em seguida fizemos o movimento da vassourinha:

Deashibarai (Popular Vassourinha)

Por ultimo, e não menos importante, fizemos a variação do movimento vassourinha que se chama Ouchigari.

Ouchigari ( Popular rodão por dentro)

E É Isso Ai, terminamos mais uma aula com aquecimento e o fim dela \o Até mais povo :D

Referencias Imagens:

http://www.judo-tao.com/gokyo/NAGE-WAZA/ASHI-WAZA/DE-ASHI-BARAI.htm / http://heefal.blogspot.com.br/2011/06/ouchi-gari-osoto-gari.html / http://judoinfo.com/images/nauta/ouchigari.htm


11/10 VIVAAAAAAA

Olá povo bonito, vamos começar mais uma aula UHUUUUUULLLL \o

Primeiramente, começamos com um aquecimento, com alguns trotes, passadas laterais e elevações.

Em seguida voltamos a dar o trote, e quando a professora dava a voz de comando deviamos aplicar um golpe de judo em quem vissemos na nossa frente.

Após tudo isso, deitamos no chão e fizemos uma espécie de Adoleta, sim aquela brincadeira infantil. De acordo com a musica faziamos o movimento de rolamento para o lado (direito e esquerdo), e quando a musica acabava deviamos tentar acertar a barriga do colega e ao mesmo tempo tenta se defender.

UKEMIS, são as quedas no judo e é isso que vamos passar agora:

Realizamos quedas de duas maneiras, começando pela posição de cócoras e para quem já tinha um pouco mais de confiança de pé.

Sentado

De Pé


-E Mae Ukemia que é a queda frontal, onde é o mesmo que aprendemos do "coleinho entrando na toca", e quem estava mais confiante podia fazer de pé.


- PROJEÇÕES
Começamos realizando o movimento da bananinha, onde tem o nome de Ippon seoi nage, onde em duplas deviamos ficar na posição gola/manga, onde a mão que está segurando a gola, vai passar por baixo do braço do oponente que segura a manga. É feita a pegada atrás do ombro do colega, onde se encaixa o quadril e é realizado a projeção. Na queda o colega deve manter o queixo no peito e com a mão virada com a palma pro chão bater com o antebraço.


Koshiguruma Ko, o abração. Em pé na posição gola/manga, onde desta vez a mão que esta na gola vai passar por cima do ombro e faz a pegada nas costas, como se fosse dar um forte abraço de urso. Fica novamente de costas para o colega faz o encaixe no quadril e faz a projeção.



Suvacão, em posição gola/manga a mão que está na gola, gira o cotovelo até ele ficar na altura do peito do colega, com o encaixe do quadril e com o braço que ficou na manga é feita a projeção.

IMOBILIZAÇÕES:

Abração no chão (Hon kesa gatame). Com um colega deitado no chão e o outro sentado bem próximo ao tronco. Com a mão que está do lado do colega, passa por trás da cabeça até chegar no outro ombro dele, dando um abração só que no chão. Com o outro braço segure o braço do oponente na altura do cotovelo e prenda para não deixar o colega escapar. Com o corpo na posição lateral e pernas estendidas, soltando o peso em cima do corpo do colega. 



Essa imobilização possui saidas, e são assim:

A primeira foi, quem esta em baixo. Com o braço que esta preso segura nas costas do colega e tenta desafroxar a pegada, tira a cabeça que esta entre as costas do colega e começa a rodar lateralmente o corpo e ao mesmo tempo vai subindo pelas costas do colega, rapidamente trava o colega com uma das pernas sob a perna do colega e com o braço que não estava preso realiza um estrangulamento.

A Segunda é a mesma coisa, porém não possui o estrangulamento.


Tate shiro gatame, conhecida popularmente como carro garagem. Essa imobilização começa com um aluno deitado no chão e o outro colega tem que subir em cima, como se fosse montar em cima, em seguida o aluno que está em cima deve cruzar os braços atrás da cabeça do oponente e deita em cima dele, e entrelaçando as pernas nas pernas do oponente e com o peso do corpo a imobilização é feita.


A saída que aprendemos para essa imobilização é conhecida como ponte. O colega que esta em baixo, gruda os braços um no ombro e o outro nas costas do colega acima e com os pés no chão, vai levantar o quadril, ficando na posição de ponte e com a ajuda dos braços joga o colega para o lado.



Acabamos a aula com um alongamento e a saudação.

CHEGAMOS A MAIS UM FIM "AHHHHHHHH Q PENA", Teremos mais na proxima VLW \o

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Aula Teórica E Prática Manolada \o

Olá povo lindo que nos vê aqui haha, hoje nós teremos uma parte teórica e prática. VIVA LÁ REVOLUCION, Não Né HAHA. Vamos para a aula.

Parte Teórica:

Aqui nossa professora passou os princípios básicos do judo, que são:

JU= Suavidade

SEIRYOKU-ZEN-YO= Máxima eficiência com minimo esforço

JITA-KYOEI= Bem estar e benefícios mútuos



AULA PRATICA: 

Fizemos uma fila começando pelo mais velho e que estava com seu kimono:


No judo existe o respeito com as atitudes, onde não devemos ficar com os braços cruzados ou colocar as mãos no bolso. Durante a saudação se manter em pé e em fila com os braços estendidos ao longo do corpo e calcanhares unidos.

Em seguida aprendemos como fazer essa saudação passo a passo:

Devemos nos abaixar, de forma que possamos sentar nos calcanhares e estendendo os braços de forma que   a coluna seja curvada.

REI (Saudação Inicial/Final): É uma saudação muito importante durante as aulas de judo, fazendo com que os participantes mantenham-se atentos e com muito respeito a aula.

INICIAL (REI): Todos os alunos sentados em cima de seus calcanhares. ( Possui o nome de SEIZA).

KIOTSUKE: Tem o significado de "ATENÇÃO".

SHOMEN NI: Significa que a primeira saudação será feita ao Shomen (Sensei Jigoro Kano, ou simplesmente ás bandeiras). Neste caso, a palavra 'ni' quer dizer 'ao' e não o número dois da contagem. O sensei de maior graduação (e aqueles que estiverem ao seu lado) de frente para os praticantes dá as costas para os judocas, ficando de frente para Shomen para fazer a saudação.

REI: Significado de saudar.

SENSEI NI: Saudação feira paro o Sensei ou para o aluno mais graduado em sala.

REI: Todos os alunos fazem o ZA-REI.

AQUECIMENTO:

Corrida de frente e volta de costas

Passada lateral (alternando os lados)

Elevação dos joelhos

Elevação dos calcanhares

Movimentos de animais para aumentar a ludicidade e aquecer para a luta.

Se deslocar com um gato

Deslocamento tipo sapo

Deslocamento estilo macacos

Deslocamento estilo cobra

Deslocamento decubito dorsal

Ainda no aquecimento e em fila, fomos separados em numeros 1 e 2 para q não ocorrese algum acidente.

Rolamento de frente

Rolamento frontal , com a finalização do antebraço e palmas das mãos voltadas para o solo.

Rolamento de costas

Em seguida fizemos uma dinâmica, onde tinha bem o estilo do pega-pega, porém a pessoa que iria ser a mãe podia apenas se locomover em quatro apoios, e pegando o aluno esse aluno também vira pegador.

Brincadeira iniciada

Após a brincadeira, realizamos uma atividade que que possui o fundamento de queda, onde uma dupla de mesma estatura deve carregar seu colega nas costas tentando derrubar os demais. 

Tentativa de derrubar os colegas

A Aula foi fechada com uma atividade de imobilização, onde a dupla devia imobilizar o oponente por aproximadamente dez segundos. 

Imobilização 

Fechamos com a saudação




KIOTSUKE: Sentido (atenção).

MOKUSOU: Meditação. Após este comando de voz, os judocas fecham os olhos e permanecem em absoluto silêncio sem abaixar a cabeça. Cada um faz os seus agradecimentos pessoais, segundo os seus próprios credos, pelo que aprenderam e pela oportunidade de mais um treino.

YAME: É o comando de voz para encerrar o Mokusou.

SENSEI NI: Ao contrário do Rei inicial, agora a primeira saudação é feita ao sensei que conduziu o treino (ou o mais graduado) e a todos os professores que estiverem de frente para os alunos.

REI:
Os participantes fazem o Za-Rei.

SHOMEN NI:  Em ordem inversa ao Rei inicial, a última saudação é feita ao Shomen. O Sensei que conduziu os treinos (ou o mais graduado) e aqueles que estiverem ao seu lado, volta(m)-se novamente para Shomen, ficando de costas para para os judocas.

REI:  Os participantes fazem o Za-Rei.


Mais Uma Aula Tem Seu Final. Obrigado A Todos Até A Próxima \o


Aula 13/09

É isso ai galera bora para mais uma aula de luta.
Inicialmente começamos com os alongamentos, em seguida tivemos uma brincadeira lúdica, que funciona mais ou menos dessa maneira.
Com os comandos da professora, deveriamos correr de lado, com um sinal da professora ,deitamos no chão, com outro sinal voltamos a correr, só que agora de costas.Com outro sinal deveriamos voltar a deitar mais com a barriga no chão. Ainda a atividade estava fácil, a professora ordenou que fizessemos duplas e deveriamos segurar na gola do Kimono um do outra, e começar a correr se soltar a gola do colega.
A brincadeira era a mesma, mais com uma pequena dificuldade para deixa-lá mais lúdica.



Com um pouco mais de dificuldade, a professora ordenou que um ficasse de frente com o outro.Com
rolamentos um fazia  de frente o outro de costas.

Alunos Correndo Segurando As Golas

Deitando Sem Largar As Golas

Cambalhota Frente/Trás Sem Soltar A Gola.


Em seguida, a professora dificultou um pouco fazendo que um da dupla mudasse de posição, ficando assim, um de frente e outro de costas.


Assim os alunos deviam tentar fazer os mesmos movimentos que fizeram quando estavam para o mesmo lado, só que com uma dificuldade maior.


Após tudo isso demos continuidade aos trabalhos realizados sobre jogos de oposição, que não pode ser concluido na aula anterior. Por causa da turma ser muito grande numerosa.

Em seguida, a professora passou uma introdução da luta especifica que é o judo e falou sobre o grande mestre dessa luta que é o senhor Jigoro Kano.

Ela explicou as saudações que são feitas em todas as aulas de judo, que é uma forma de respeito


Quedas:

Pode ser divididas em quatro categorias:
1.Queda frontal: Nesse exercício a professora mostrou como devemos mostrar tal movimento, com iniciação para as crianças, buscando o lado fantasioso delas.
Devemos ficar ajoelhados com uma perna a frente, deixando a perna em 90° graus



Devemos apoiar a mão na perna flexionada. Agora, na iniciação, você pode contar uma história: a mão apoiada na perna é a casinha do coelho e a mão que está livre é o coelhinho. Ele precisa entrar na toca, então você deve passar a mão livre para dentro da casinha. Mais você deve olhar para a mão, para ver se o coelho não vai fugir. Então a criança vai rolar por sobre os ombros.



2.Queda de costas: Nesse exercicio a professora nos mostrou como faríamos o movimento, também no modo de iniciação. Devemos ficar em decúbito dorsal, costas no chão, abraçando os joelhos, ficando de um modo que pareça uma linda e bela tartaruga com o casco virado para baixo. 

 Foto Tirada Do Blog "Meninas De Ouro"

Após ver a técnica deviamos tentar fazer o rolamento. Deviamos escolher um lado (direito/esquerdo) para que o pescoço pudesse inclinar. Em seguida, era necessario pegar um embalo, colocando os joelhos do lado contrário a que inclinamos o pescoço, fazendo o rolamento para trás.

3. Queda Lateral
    4. Queda com antebraços.
Shintai ----> Movimentação do judo, que sempre começa com o pé esquerdo tendo o retorno com o pé direito.

Kumikata ----> Maneira de segurar o adversário, onde no popular é chamado de "pegada". Em sala vimos as "pegadas" feitas por iniciantes que tem o nome de "gola-manga" :

  • Projeção
  • Estrangulamento
  • Chaves
  • Imobilizações
Assim tivemos mais um final de aula, claro com o nosso lindo alongamento.

VLW Galerê UHUUUUL \o






Aula Dia 06/09 Continuação Jogos De oposição



Nessa Aula Demos Continuidade Nos Jogos De Oposição Que Deviam Ser Apresentado Pelas Equipes, Onde No Inicio Da Aula Fizemos Um Alongamento.




1° Jogo : Combate No Chão, Onde Devíamos Ficar Em Duplas De Joelhos Um De Frente Para O Outro. Em Seguida Com A Voz De Comando, Com O Auxilio Das Mãos Devíamos Tentar Derrubar O Nosso Oponente De Costas No Chão E Imobiliza-lo Por Alguns Segundos No Chão. É Um Jogo Classificado Como De Combate, Com Ações Motoras De Ataque: Agarrar E Imobilizar E De Defesa: Resistir, Esquivar E Livrar.



2° Jogo: Em Duplas, Onde Os Oponentes, Sentados De Costas Um Para O Outro Com Os Braços Enganchados. Para Que A Brincadeira Se Tornasse Mais Divertida, Os Alunos Deviam Usar Uma Venda Nos Olhos, Para Que Não Pudessem Ver Nada, Tornando A Brincadeira Mais Dificil E Divertida. A Voz De Comando, Deviamos Nos Virar O Mais Rapido Possivel Para Atacar Ou Se Defender Do Adversário, Tentando Derruba-lo E Imobiliza-lo Por Alguns Segundos. Esse Jogo É Classificado Como Reter, Imobilizar E Livrar-se, Com As Ações Motoras De Ataque E Defesa, Como Esquivar, Reter, Livrar-se; Agarrar Reter E Imobilizar.


3° Jogo: Foi Um Jogo De Desequilibrar. Em Duplas Novamente, Um De Frente Para O Outro Deviam E Cada Dupla Em Um Quadrado Do Tatame, Para Que Diminuísse A área Da Luta. Os Alunos Deviam Ficar Em Uma Perna Só, Onde O Objetivo Era Fazer Com Que Seu Oponente Se Desequilibrasse E Colocasse O Pé No Chão. Esse Jogo É Classificado Como Sendo De Desequilibrar, Com As Ações Motoras De Ataque E Defesa São Elas, Esquivar-se, Livrar-se, Agarrar, Reter E Claro Desequilibrar.


4°Jogo: Conquista De Objeto. Cada Aluno Recebeu Um Pedaço De Lenço, Onde Deviamos Colocar Atrás Da Calça, Onde Em Duplas E De Joelhos Os Adversários Deviam Tentar Pegar Esse Pedaço De Lenço. Ações De Ataque Agarrar E Reter; Defesa: Esquivar-se E Livrar-se.



5° Jogo: Esse Jogo, Um Aluno Foi Escolhido Para Ser O Caçador E Restante Dos Alunos Eram Lebres, Onde Só Podiam Andar Em 4 Apoios Ou 6 Apoios, Cada Lebre Que O Caçador Pegar Virava Outro Caçador, Fazendo Com Q As Lebres Devessem Esquivar-se Cada Vez Mais Rapido (Deitar De Costas No Chão). Jogo Classificado Como Rapidez E Atenção.


6° Jogo: Parecido Com O De Cima, Porem Os Alunos Deviam Ficar De Barriga Pra Cima.



7° Jogo: Se Deslocando Pela Sala Deviamos Fugir No Pegador Deitando No Chão, Tornando-nos Intocaveis. Rapidez E Atenção Ações Motoras Ataque E Defesa.



FIM DA Aula, E Claro Não Podia Faltar O Alongamento :D



Vlw Galera \o


Peço Desculpas Pela Demora Das Postagens, Um Problema, Agora Tudo Esta Estabilizado.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Finalizando.

Mais uma aula se acabou, e terminamos com um bom alongamento \o

Abrass Galera, Muito Obrigado E Desculpem Pela demora das postagens. VLW :D

Luta \o

Ultima atividade ainda em duplas.

Ambos colegas da dupla, deviam ficar com uma perna dentro do mesmo quadrado, onde o objetivo era tirar  o colega desse quadrado. No primeiro instante só podia empurrar o seu colega, mas depois foi liberado agarrar.

Vídeo segue novamente abaixo: 


Oh God :O

Nessa atividade, ainda em duplas, devíamos sentar com as pernas unidas e em seguida tocar seu pé com o pé do colega, onde deviam empurrar o pé pra baixo e manter o equilíbrio do corpo.

Em seguida fizemos uma atividade de força, ainda em duplas, onde devíamos deitar e com as pernas unidas, e da mesma forma da atividade anterior, colocar o seu pé com o pé do colega. Depois ambos levantavam as pernas, não muito, e também um pouco a coluna.

Segue o vídeo abaixo:




Agarrar Ou Reter? Ein? HAHA \o

Atividade também feita em duplas.

As duplas deviam ficar uma de costas uma pra outra, e com o comando da professora deveriam se virar rapidamente para que pudessem derrubar seu adversário de costas no chão.